quarta-feira, junho 02, 2010

O QUE ENDURECE O CORAÇÃO


O QUE ENDURECE O CORAÇÃO E CONGELA AS LÁGRIMAS?

É melhor estar na casa do luto do que na casa de festa. Há aqueles que deveriam estar chorando e não festejando. O rei Belsazar pereceu na mesma noite em que festejava com seus convidados. Os filisteus ofereceram louvores a Dagom (deus da agricultura) ao mesmo tempo em que escarneciam de Sansão e de seu Deus, quando veio o juízo de céu sobre eles. Jesus disse para as mulheres de Jerusalém: “Filhas de Jerusalém, não chorais por mim, antes chorai por vós mesmas e por seus filhos” (Lc 23.28). O que pode endurecer o coração e congelar as lágrimas? Cinco sentimentos que podem endurecer o coração: desespero, soberba, presunção, procrastinação e frivolidade. Contudo aqui focamos quatro.
Em primeiro lugar, o amor ao pecado. O amor ao pecado torna o pecado soberbo e endurece o coração, Jerônimo disse que amar o pecado é pior que praticá-lo. Uma pessoa pode ser surpreendida na prática do pecado inadvertidamente (GL 6.1). Como você pode entristecer-se pelo pecado, se você o amar? Tenha cuidado com a doçura do veneno. O amor ao pecado mantém você longe da graça. O pecado é maligno. Há a semente da morte e do inferno em todo o pecado. O salário do pecado e a morte. Amar o pecado é amar a morte e o inferno.
Em segundo lugar, o desespero pelo pecado. O desespero afronta a Deus, subestima o sangue de Cristo, rejeita a graça e destrói a alma. O desespero diz pra você: Não há mais jeito, não há mais saída, não há mais esperança. O desespero apresenta Deus como um juiz carrasco. O desespero de Judas foi pior do que o seu pecado de traição. O desespero fecha a porta da misericórdia e destrói o arrependimento, o único fundamento da misericórdia. A Bíblia diz que é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm 2.4).
Em terceiro lugar, a presunção da misericórdia. Muitos não choram pelo pecado agora, porque estão falsamente confiando na misericórdia de Deus no dia do Juízo. É um profundo engano você repousar na misericórdia de Deus enquanto permanece nos seus pecados. A Bíblia diz: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá de você, e volte-se para o nosso Deus, porque e rico em perdoar” (Is 55.7). Muitos pensão que Deus se esqueceu do juízo e perguntam: “Onde está o Deus do juízo?”(2Pe 3.9). Ah! Dia do juízo! Deus julgará suas palavras suas obras, sua omissão e seus pensamentos! Você vai querer fugir da ira de Deus! Você já pensou na possibilidade de Deus dizer para você: Basta! Chaga!? É só mais um pecado, e será o seu fim! É um terrível perigo abusar da paciência de Deus. Não há misericórdia sem abandono do pecado, e não há abandono do pecado sem chorar pelo pecado.
Em quarto lugar: a procrastinação no pecado. Jesus disse que aquele que não crê no filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus (Jo 3.36). Você acha cedo demais para deixar o pecado, mesmo estando sob a ira de Deus? Você acha cedo demais para chorar pelos pecados, mesmo estando sob a potestade de Satanás (At 26.18)? Você deixará para o fim, para o leito da enfermidade, o chorar pelos seus pecados? Você não sabe que e a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento? Ouça o que Deus lhe diz agora. “Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureça o vosso coração” (Hb 3.7,8).

A RECOMPENSA DO CHORO

A felicidade não provém do choro; provém da resposta de Deus. Apenas os que choram por seus pecados sabem o que é ter suas lágrimas enxugadas pela amável mão de Jesus Cristo. Davi derramou lágrimas de solidão, rejeição, frustração, abatimento, decepção e fracasso. Provou essas lágrimas ilícitas provenientes de sua própria cuja quando tentou expiar seu próprio pecado. Contudo, nada partiu mais o coração de Davi do que seu próprio pecado. Então Deus o consolou, e Davi disse “Bem - aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada” (Sl 32.1).
O choro precede assim como a limpeza da ferida a cura. Deus guarda o seu melhor vinho para o fim. O Diabo faz o contrário. Ele mostra o melhor primeiro e guarda o pior para o fim. Primeiro ele mostra o vinho resplandecente no copo, depois o vinho morde como sua serpente (Pv 23.31,32). O Diabo mostra o pecado como atrativo, colorido, gostoso, doce ao paladar, e só no fim revela a tragédia que ele provoca. O Diabo mostrou a Judas o valor das trintas moedas de prata, o preço de um campo. Ele mostrou a isca, depois o fisgou como anzol. Primeiro ele mostra a coroa de ouro, depois mostra os dentes do leão (Ap 9.7,8).Deus, porém mostra o pior primeiro. Deus primeiro prescreve o choro; depois promete: “Sereis consolados!”.



--> "Frank Duarte" <--