segunda-feira, abril 19, 2010

Amando o Proximo

“...O segundo, semelhante a este é: Amarás
o teu próximo como a ti mesmo.”
Mateus 22:39



Amando o Próximo


Embora pareça simples, este é um mandamento que desafia a capacidade humana de amar.
Acostumamo-nos a classificar as pessoas em três grupos: as pessoas que amamos as pessoas que não gostamos e as pessoas que nos são indiferentes sejam elas conhecidas ou desconhecidas.

No entanto, para Deus não existe divisão de espécies alguma. Segundo o padrão do Senhor, todas as pessoas são o nosso próximo. Essa conscientização de nossa parte é necessária, pois pensar de forma contrária impede inclusive o nosso desenvolvimento espiritual e até o recebimento de bênçãos. Segundo a palavra de Deus, o próximo deve ser amado por nós, como nos amamos.

Recordando a passagem em que Jesus narra a Parábola do Bom Samaritano, quem está no evangelho de Lucas, 10:25 a 37, temos: Ele estava ensinando esta verdade com uma comparação muito polêmica para a época. Um Judeu, doutor da lei, havia perguntado a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Ele prontamente respondeu, citando os dois mandamentos: Amar a Deus e ao seu próximo. O doutor da lei, querendo “testar” Jesus perguntou:

- Quem é o meu próximo?

Jesus então narrou a parábola e colocou um samaritano, povo que odiado pelos judeus daquela época, como homem que soube amar o próximo, socorrendo um judeu que fora assaltado.

Nos dias de hoje, você ajudaria uma pessoa que você detesta ou que odeia você? Alguém que, de alguma forma, lhe prejudicou? Pense bem. Reflita com o seu coração a sua alma, porque talvez essa pessoa seja o próximo que esta entre você e Deus.